logo_small.png
EDUCAMOS PARA A VIDA ATRAVÉS DA VIDA
Sandstone_edited.png

PROTOCOLOS COVID-19

O ano de 2020 marcou o andamento normal da vida de todos nós, devido ao  NOVO COVID19 e a pandemia que ainda nos aflige. 

Com o intuito de preparar a retomada com atividades extracurriculares e de acolhimento no início de Outubro de 2020, após longos meses sem atividades presenciais, criamos um grupo de pais e professores, onde trabalhamos juntos, a questão de segurança para a volta  mais segura às atividades.

O cuidar de tudo e de todos foi e é a questão presente em nossa comunidade!

Protocolos estritos adotados diariamente em nosso jardim e os combinados feitos com as famílias da nossa  comunidade tem nos permitido trabalhar com  mais confiança e com a certeza de que, se continuarmos com estes cuidados, nossas crianças poderão se enriquecer com o ambiente que lhes oferecemos. 

Em caso de dúvida não deixe de entrar em contato conosco.

 
Silk%20Sheet%20Transparent_edited.png

HORÁRIOS E ALIMENTAÇÃO

Atendemos as crianças, de 2ª a 6ª feiras, em períodos e horários variados: 

 

- Das   7h30 às 12h15.  Meio Período da manhã

 

- Das 13h30 às 17h30.  Meio Período da tarde

 

- Das   7h30 às 15h00.  Semi-integral da manhã

 

- Das 10h00 às 17h30.  Semi-integral da tarde

 

- Das   7h30 às 17h30.  Integral

Conforme o período em que permanecem no Jardim de Infância, as crianças recebem lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

Os lanches da manha e da tarde, são feitos com fruta da época, que todas as crianças trazem diariamente e que são acompanhados, dependendo do dia da semana, com diversos cereais, preparados de forma variada.

O almoço, é servido somente às crianças que frequentem os períodos Semi-integral e Integral. Os cardápios são supervisionados por nutricionista e elaborados com produtos orgânicos e biodinâmicos da melhor qualidade disponível no mercado.  

 
 

GRUPOS E ESPAÇOS

Para organizarmos uma saudável participação das crianças, na vida do Jardim de Infância, prezamos pela estruturação de grupos pequenos e o fazemos por vários motivos:

Para conseguir perceber e apoiar as crianças de forma mais individualizada, em suas necessidades particulares, em seu desenvolvimento e avaliar seus progressos.

Para acompanha-las, de forma mais próxima, tanto na  qualidade e criatividade do brincar como  na relação com as atividades propostas.
 

Para propiciar um convívio fraterno entre as diferentes idades que conformam os nossos grupos, onde o pequenino, emanando sua genuína inocência e doçura, conquista a afeição e o assombro dos mais velhos, o que lhe faz ganhar um lugar de privilégio e de cuidado.

 

Para que, na vivência social, as habilidades das crianças mais velhas e a riqueza do brincar com fantasia, sejam uma constante fonte de enriquecimento e contribuições, para o desenvolvimento saudável e integral de todas as crianças. 

Organizado assim, o agrupar das crianças, acreditamos que propiciamos um acolhimento afetuoso, aconchegante e positivo. O mesmo que se poderia sentir, na vivencia com vários irmãos numa família harmoniosa onde, nos vários momentos do dia a dia, as crianças trocam, se ajudam, se conhecem, se “fraternizam” no meio de um ambiente com sentido, rico e variado, que cuida do tesouro da infância em cada criança e em cada grupo, de forma que a experiência de se sentir amado, seguro, aceito e guiado, vibra no entorno dos nossos alunos.

Porque, para a Pedagogia Waldorf, o Jardim de Infância deveria ser a extensão da casa.

Os espaços são criteriosa e artisticamente criados para oferecer acolhimento, possibilitando as melhores condições para a criança poder explorar o contato com a natureza e desenvolver uma relação de cuidado, empatia e envolvimento, além de destreza e praticidade criativa.

 
Sandstone_edited.png

O JARDIM DE INFÂNCIA MARIA EUGENIA

O ESPAÇO

O nosso Jardim de Infância é isso, um “Jardim” onde podem ser cultivadas amplas condições para um desenvolvimento harmonioso e saudável das crianças.                             

 

Nesta fase, a criança abre-se, com todos os sentidos, às influencias e impressões do seu entorno, e ao mesmo tempo vai integrando todas as experiências à sua constituição física ainda maleável. Experimenta o mundo e o acolhe por meio dos sentidos e se aproxima dele, de forma aberta, através do brincar, da fantasia e da imaginação, da experimentação corporal, sem um filtro racional ou consciente, aprendendo principalmente por meio da imitação. Assim, a criança vai estruturando todo o seu ser, a través da sua própria força e daquilo que o entorno lhe oferece.

 

Somos um “grande lar”, que as recebe nos seus primeiros sete anos, num ambiente cuidado e acolhedor onde as crianças são envolvidas por beleza, alegria, amor e pela riqueza do exemplo do trabalho do educador, vivenciando assim, um “mundo do bem”, elemento imprescindível para o desenvolvimento do futuro individuo confiante e livre.

 

Consideramos os pais como nosso parceiros, na realização do  trabalho educacional, como coparticipes nos diversos momentos do processo de formação e construção, tanto do ambiente que a criança necessita, no Jardim e em casa, como na formação de uma consciência que amplie, enriqueça e fortaleça a visão e realização da tarefa conjunta de educadores que respeitem e deem valor à infância.      

 

NOSSOS PROFISSIONAIS
Consideramos a Pedagogia  Waldorf  como um caminho da arte de educar que  propicia  a saúde e a cura.
Há  vinte e um anos estamos trabalhando e zelamos pela formação continuada dos nossos educadores e professores que, além da graduação em pedagogia, são especializados em pedagogia Waldorf e pedagogia terapêutica Waldorf.
Com estas bases nos esforçamos, em ser e criar o ambiente que contribua, para que a criança encontre os elementos que apoiem o seu desenvolvimento saudável.


"Cada educação é auto educação, e como professores, somente podemos propiciar
o ambiente para a autoeducação das crianças. Devemos criar as condições mais favoráveis onde, graças ao que tenhamos criado, as crianças possam educar se segundo seus próprios destinos" 

Rudolf Steiner