EDUCAMOS PARA A VIDA ATRAVÉS DA VIDA
Sandstone_edited.png

A PEDAGOGIA WALDORF

A Pedagogia Waldorf surge em 1919, em Stuttgart, na Alemanha, com a fundação da primeira escola com o impulso pedagógico humanista mais difundido do ultimo século e hoje reconhecido pela Unesco.

Idealizada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, está alicerçada nos princípios da Antoposofía, corrente filosófica criada por ele e que tem como objetivo principal, ampliar os conhecimentos sobre o ser humano, a natureza e a evolução cósmica.

A Pedagogia Waldorf centra-se no conhecimento integral do homem, buscando explorar todas suas capacidades, incluindo aquelas que ainda se encontram em estado potencial.

Dois dos principáis pilares desta pedagogia são: o estudo e a compreensão da biografia do ser humano e seu desenvolvimento, e o de que o Homem é um ser trimembrado, isto é, formado por corpo, alma y espírito, facetas que deve integrar y complementar para aspirar ao seu real y amplo propósito.

Esta, nossa pedagogia, reconhece que a vida de uma pessoa transcorre em ciclos, sendo um dos principais, o de sete anos, e que os denominamos de setênios.

Em cada setênio, o ser humano apresenta e desenvolve características determinadas e isto faz com que apareçam progressivamente, capacidades e necessidades, vinculadas ao âmbito do querer, do sentir  e do pensar.

O propósito é justamente respeitar esses períodos evolutivos, para não promover uma intelectualização cedo demais.

E entende-se assim, que durante a primeira infância (até os sete anos), a criança centra seu mundo no descobrimento do universo através dos sentidos, e que sua atividade fundamental é o desenvolvimento do organismo físico. Atuando na vontade da criança, a pedagogia Waldorf busca, nesta etapa, cultivar o brincar e a imitação como método primordial de conhecimento e aprendizagem.

Segundo Steiner: “…a criança brinca ao imitar e quer brincar imitando. E se pudéssemos responder à grande pergunta: Como o brincar é transformado em trabalhar?  estaremos respondendo realmente à pergunta fundamental da educação do primeiro setênio.  …a brincadeira atua de dentro para fora; o trabalho atua de fora para dentro. ...O que as crianças querem é imitar o trabalho dos adultos. Nisso consiste justamente a imensa e significativa tarefa da educação infantil: que a brincadeira seja paulatinamente transferida para o trabalho. 

Temos de introduzir a vida nos trabalhos do Jardim de Infância, de tal forma que eles possam fluir da atividade da criança para os jogos.

O que é justamente importante, nesta idade, é que a criança precisa imitar a vida.”                                                                         

CONTATO

Rua Ossian Terceiro Telles, 95

São Paulo, SP - 04649-000

​​

Tel: (11) 3456-7890

Celular: (11) 99945-8766

waldorfjardim@gmail.com